22/02/2022

Uma Criança Única

 

Baseado em um acontecimento na vida da autora, o livro ilustrado (livro-álbum ou livro-imagem) “Uma Criança Única” enternece a alma. Conforme nos conta em nota, a autora/ilustradora chinesa Guoging, a experiência de isolamento vivenciada por ela serviu de inspiração para criar o seu primeiro livro. Com edição primorosa, apresenta através de narrativa visual em formato HQ, um tema difícil da realidade urbana de qualquer lugar do planeta: a solidão infantil.

 Nesta narrativa imagética, a criança única impregna-se de seus objetos diletos e elementos do seu entorno, sublimando-os, para sobreviver ao desamparo. Brinquedos, imagens televisivas, fotografias, a neve que cai sobre a cidade, e a bruma cinzenta e silenciosa que se estende lá fora (e aqui dentro) adquirem vida, e servem de matéria prima para o devaneio, a projeção da criança em sua jornada quadro a quadro rumo ao aconchego do lar, às experiências afetivas que deseja e necessita.

 Ler imagens não é como ler palavras. Existem particularidades que acessamos imediatamente quando nos atinge uma imagem: insuflam diretamente sobre nossas memórias ou impactam nossas retinas despreparadas. Criar narrativas com imagens é tecer possibilidades mais abertas, projetar reflexões, propiciar uma experiência vinculada às fruições e significações particulares. Ainda que expressem códigos inteligíveis a muitos, acolhem sugestões, sentidos, favorecem a contemplação e a consciência crítica.

 Com formação artística, e experiência profissional em videogames e animações, a autora nos brinda com um trabalho que concilia todas as suas habilidades e vivências. O primeiro prêmio recompensa a sua coragem em tratar um tema sensível e o seu talento para contar histórias através de imagens plenas de encantamento. 


Uma Criança Única. de Guojing. (Vergara & Riba Editoras S.A.)  Livro Ilustrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Jornada” (2015) e “Missão” (2017).

de  Aaron Becker. História deliciosa em que o autor e ilustrador Aaron Becker resgata de suas próprias jornadas pelo mundo a matéria para cr...