24/02/2022

A Viagem

 

O tema relevante das migrações é tratado em um projeto gráfico cuidadoso. Especial atenção às ilustrações, que nos enlevam através de inúmeras metáforas ao universo da protagonista, uma criança.

Em poucas cores, as imagens significativas da narrativa: a guerra como sombras e mãos sem faces, que arruínam famílias e cidades “de areia”; a urgência forçando os personagens à frente para fora das páginas; as dimensões de elementos que se alteram, assustadoramente, conforme o contexto; o medo tomando forma.

Baseada em histórias reais coletadas pela autora/ilustradora, desde os relatos de jovens refugiados, apresenta um narrador criança buscando aproximação com o leitor. Texto e imagem se complementam em realidades e sonhos, temores e esperanças. Da mesma forma, o escuro e o claro se alternam marcando ritmos, como o respirar. Os personagens vão se despojando de coisas e do mundo conhecido rumo ao que é estrangeiro, incerto.

Em metalinguagem, as histórias contadas dentro da história dão coragem aos migrantes, numa bela alusão ao poder da palavra. Seja dito de passagem, que linda e singela a relação entre as migrações de pássaros e os refugiados de guerra aos olhos de uma criança, que também deixam tudo para trás em busca de lugares mais amistosos e cálidos. Uma busca muitas vezes sem fim, como esta história, onde faltam soluções globais para a situação dos refugiados.


           A Viagem. de Francesca Sanna. Ed. V&R.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Jornada” (2015) e “Missão” (2017).

de  Aaron Becker. História deliciosa em que o autor e ilustrador Aaron Becker resgata de suas próprias jornadas pelo mundo a matéria para cr...