08/07/2010

Era uma vez no Pântano dos Gatos








"Era uma vez no Pântano dos Gatos"... ou "By the bog of cats"
Tive o privilégio de participar desta leitura dramática encenada, escrita pela irlandesa Marina Carr, traduzida por Alinne Fernandes e dirigida por Carmen Fossari. Aconteceu em 28 e 29/06 no Teatro da UFSC e foi uma apresentação da Oficina Permanente de Teatro - OPT. Trabalho vocal de Ive Luna e corporal de Mariana Lapolli. Atores: Alê Borges, Ana Paula Lemos Souza, Antonieta Mercês, Cristiano Mello, Neusa Borges, Douglas Maçaneiro, Flora Moritz, Simão Grubber, Marcia Cattoi, Marlon Casarotto, Nathan Carvalho, Roberto Moura e Lechuza Kinski.
Todo processo foi registrado em fitas cassetes, vídeos e fotografias. O texto dos atores e atrizes , bem como o da direção , servirão de subsídios à tese de Doutorado de Alinne Fernandes na “Queen´s University Belfast, Santander Universities Network”. A pesquisa de Alinne, que já foi aluna de teatro da OPT-DAC, versa sobre o tema O TRADUTOR E A DIREÇÃO.
Um texto envolvente, figurino vintage, ambientação com efeitos de fog, iluminação indireta, video e coro - corpo e voz fizeram desta, uma experiência cênica única! Interessante e perturbadora... Escrevi o texto abaixo sob os efeitos da peça e mesmo tendo passado 10 dias, não podia deixar de escrever sobre o assunto...

DIVAGAÇÕES NO PÂNTANO DOS GATOS
Na sacada, envolvida por um manto de dúvidas, admiro o céu. Nuvens muito altas e ralas estão pintadas na abóbada azul. Um breve olhar abaixo, à terra, pesados mosaicos de prédios. Pesadas também as relações quase visíveis ligando pessoas como fios entre traços e volumes. Inevitáveis. Faço parte disto, mas reluto em acreditar. Lá no fundo o mar, novo sopro de azul, de vazio, de salvação. Encaminho pensamentos rentes ao chão para lá se afogarem. Já posso voltar agora. Não menos leve nem menos tensa. Apenas eu, caleidoscópio.



Um comentário:

  1. Perfeita a apresentação do grupo.
    Fiquei feliz com a participação.
    Um beijão da Dona Mattanora para todo elenco.

    ResponderExcluir